sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Detectando movimento no Android












O acelerômetro foi um dos melhores dispositivos colocados nos smartphones e tablets atuais.
Diversos aplicativos utilizam esse recurso.
Quer fazer um exemplo que demonstra como ele funciona ? Confira !


Criando o projeto


Crie um Android Application Projeto.
Colocamos o nome do projeto de DetectorMovimento.
















Definindo as permissões


Coloque as permissões conforme demonstrado.































Criando a classe handler


Cada vez que o sensor detectar movimento no aparelho, ele precisa avisar você que isso aconteceu, por isso vamos criar uma classe que vai receber essa notificação e repassar até a interface.
Faça a implementação da classe MySensorHandler.


package com.example.detectormovimento;

import android.os.Handler;
import android.os.Message;

public abstract class MySensorHandler extends Handler{

@Override
public void handleMessage(Message msg) {
super.handleMessage(msg);
onComplete();
}

public abstract void onComplete();
}



Ou para facilitar a visualização...




















Criando a classe do sensor


Faça a implementação conforme demonstrado.


package com.example.detectormovimento;

import android.hardware.Sensor;
import android.hardware.SensorEvent;
import android.hardware.SensorEventListener;

public class MySensor implements SensorEventListener {

    private long lastUpdate = -1;
    private float x, y, z;
    private float last_x, last_y, last_z;
    public int SHAKE_THRESHOLD = 1500;
    private MySensorHandler handler;
    
    public MySensor(MySensorHandler handler) {
    this.handler = handler;
    }
    
public void onAccuracyChanged(Sensor arg0, int arg1) {
// DO NOTHING
}

public void onSensorChanged(SensorEvent event) {
long curTime = System.currentTimeMillis();
   
   if ((curTime - lastUpdate) > 100) {
    long diffTime = (curTime - lastUpdate);
   
lastUpdate = curTime;
 
x = event.values[0];
y = event.values[1];
z = event.values[2];
 
float speed = Math.abs(x+y+z - last_x - last_y - last_z) 
     / diffTime * 10000;

if (speed >= SHAKE_THRESHOLD) {
handler.sendEmptyMessage(0);
}

last_x = x;
last_y = y;
last_z = z;
   }
}
}




Ou ainda para facilitar a visualização...









































O que essa classe faz é calcular a diferença de um ponto A para um ponto B em x segundos.
Resumindo, ela captura a velocidade de movimento do aparelho. :)


Implementando tudo


Faça a implementação da activity conforme demonstrado.

package com.example.detectormovimento;

import android.hardware.Sensor;
import android.hardware.SensorManager;
import android.os.Bundle;
import android.widget.Toast;
import android.app.Activity;
import android.content.Context;

public class MainActivity extends Activity {

private MySensor mySensor;
private SensorManager sensorManager;

@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);

mySensor = new MySensor(handler);
sensorManager = (SensorManager) 
getSystemService(Context.SENSOR_SERVICE);
}

@Override
protected void onResume() {
super.onResume();
sensorManager.registerListener(mySensor, 
sensorManager.getDefaultSensor(Sensor.TYPE_ACCELEROMETER), 
SensorManager.SENSOR_DELAY_FASTEST);

}

@Override
protected void onDestroy() {
super.onDestroy();
if (sensorManager != null) {
sensorManager.unregisterListener(mySensor);
}
}

@Override
protected void onPause() {
super.onPause();
if (sensorManager != null) {
sensorManager.unregisterListener(mySensor);
}
}

private MySensorHandler handler = new MySensorHandler() {
@Override
public void onComplete() {
movimentoDetectado();
}
};

private void movimentoDetectado() {
Toast.makeText(getApplicationContext(), "Movimento detectado", 
      Toast.LENGTH_SHORT).show();
}

}



Ou ainda para facilitar a visualização....



















































Explicando tudo


Criamos a nossa classe que faz a leitura do sensor de movimento, informando o handler para onde devem ser disparadas as notificações.
Carregamos o serviço de sensor do sistema e instanciamos na variável sensorManager.
No onResume da activity registramos o nosso sensor no sistema.
Em onDestroy e onPause removemos o sensor do sistema.
No nosso handler chamamos o método movimentoDetectado, que informa através de um Toast o "shake" do aparelho.
Rode o aplicativo em um device e chacoalhe o aparelho ! :)
Até mais.