quarta-feira, 30 de julho de 2014

Criando o primeiro aplicativo para iPhone












São poucas as plataformas que permitem criar um aplicativo com tanta facilidade quanto a plataforma iOS.
Nesse tutorial vamos criar nosso primeiro aplicativo para iPhone.
Caso você não tenha instalado o Xcode, dê uma olhada alguns artigos atrás.
Vamos em frente...


1. Criando o projeto

Abra o Xcode e clique em "Create a new Xcode project" para criar o projeto.






















2. Selecionando o tipo de projeto

Na guia da esquerda selecione iOS > Application. Clique no ícone "Single View" do lado direito da tela. Selecionando essa opção a IDE cria a estrutura mínima do projeto com uma tela. Clique em "Next".



















3. Definindo os detalhes do aplicativo

Em "Product Name" coloque o nome do aplicativo "HelloWorld".
Por padrão em "Organization Name" vai o nome da empresa responsável pelo aplicativo.
Na propriedade "Company Identifier" coloque conforme indicado. (essa notação também é padrão)
Em "Devices" mude para iPhone e por enquanto não se preocupe com os demais itens, ainda vamos falar muito sobre eles em outros artigos. Clique em  "Next".






















4. Salvando o projeto

Na tela seguinte escolha onde quer salvar o projeto e clique no botão "Create".




5. Tela inicial de desenvolvimento

Essa tela será o nosso ambiente de trabalho.
Do lado esquerdo temos os arquivos do nosso projeto (que ainda detalharemos em outros artigos).
No centro as informações do nosso projeto e na direita temos a área de propriedades e componentes.





















6. Colocando ações no projeto

Clique em "Main.storyboard" do lado esquerdo da tela.
Localize o componente "Button" do lado direito e arraste para o centro da tela conforme exemplificado abaixo.
Estamos colocando um componente na nossa primeira tela.


















7. Definindo a ação do botão


Siga as etapas conforme demonstrado abaixo: (1) remova o painel lateral para termos mais espaço, (2) divida a tela para que possamos ver o código, (3) segure o botão "command" do seu mac, clique no botão e arraste para a região (4) e uma tela de propriedades será exibida.
Digite "ButtonClick" no campo "Name" e selecione "UIButton" no campo type e clique em "Connect".



























8.  O que fazer ao clicar no botão ?

Siga novamente as etapas: (1) Clique para expandir a área de código, (2) Clique no arquivo ViewController.m (a implementação da nossa tela) e digite o código demonstrado na sessão (3) e clique no botão Run (4).

UIAlertView *alert = [[UIAlertView alloc] initWithTitle:@"First App" message:@"Hello World" delegate:self cancelButtonTitle:@"OK" otherButtonTitles:nil, nil];

[alert show];

Ele irá abrir o simulador de iPhone e irá rodar o seu projeto !






















9. Testando o projeto

Ao clicar no botão na tela do simulador, uma janela de dialogo será exibida como apresentado abaixo.
UIAlertView é o nome da classe utilizada para exibir dialogos no iOS. (é importante que você tenha conhecimentos de orientação a objetos, vamos usar bastante)
Essa classe é instânciada em uma variável chamada "alert" com os parâmetros iniciais de como ela deve ser exibida.
O último comando exibe a janela. Simples ?









Não se preocupe se você não entendeu tudo o que fizemos nesse primeiro tutorial.
A idéia é ajudá-lo a estabelecer o primeiro contato com a ferramenta.
Nos próximos artigos vamos começar a se aprofundar no desenvolvimento de aplicativos para iOS.
Confira o nosso próximo artigo sobre StoryBoards.